sábado, junho 27, 2009

Aberdeen

Há mais de meio ano que vivo aqui, nesta cidade pequenina.

É a capital europeia do petróleo e do granito, o que a torna cara e cinzenta, respectivamente.

Há cabeleireiros e agências imobiliárias a cada virar da esquina. Inacreditável. Também existem muitas lojas de caridade (que vendem coisas em segunda mão oferecidas para angariar dinheiro para diferentes causas). Outra coisa que se encontra muito são take-aways, que esta gente não parece ser muito dada a cozinhar.

Falando em cozinha, a comida mais famosa daqui é haggis (estômago recheado com coração, fígado e pulmões!). Nunca provei e não tenho muita vontade de o fazer.

Bebe-se muito chá e o café que se vende em coffee shops é horrível.

Os supermercados são pequenos e têm pouca variedade.

Há pubs, discotecas e casas de particulares em edifícios que antes foram igrejas e que até hoje, por fora, não pareceriam outra coisa se não houvesse uma placa com o nome do pub e/ou uma esplanada no exterior.

A rua principal, Union St., é o centro da cidade e é quase impossível passar por lá sem encontrar alguém que conheço, de tão pequeno que isto é.

As lojas não têm quase nada de jeito, mesmo as de marcas conhecidas. Parece que guardam as pérolas das suas colecções para esta gente de gosto discutível.

Falando em fatiotas, as mulheres quando se vestem para sair à noite vestem-se com micro-mini-saias (muitas vezes com macro-rachas) e usam saltos com uns 15 cm no mínimo. Os decotes são gigantescos e mesmo no Inverno é muito raro alguma trazer casaco. Os collants também não são famosos por aqui, mesmo com frio. Eles vestem-se normalmente, mas quase sempre só de t-shirt ou camisa.

Todas as mulheres têm de ter leggings e sabrinas. No Inverno têm de ter umas UGG.

Quase todas as casas têm alcatifa na sala e quarto (a minha sala não). Não entendem o conceito de torneira misturadora e, por isso, na maioria das vezes, mesmo nas casas novas, optam pelas torneiras de água fria e quente (na minha não).

Há praia, mas não posso aproveitá-la porque isto é sempre frio.

Há muitos espaços verdes.

Há muitas vias para bicicletas.

Conduz-se mal (ex: sem respeito pelos peões), especialmente se estiverem numa rotunda.

E é assim, Aberdeen, em meia dúzia de palavras.
Calcei sapatos de Verão (abertos) pela primeira vez, mas isto é "sol de pouca dura", que dá chuva para hoje (...até agora só vi sol) e para amanhã.

terça-feira, junho 23, 2009

Hoje

Hoje dei uma talk e gostei :)
Hoje também fiz asneira no laboratório e perdi uma amostra, mas vou deixar de pensar nisso e vou para casa, descansada porque a ansiedade (que não foi muita) da talk já passou, e posso ir para casa cozinhar (sopa de alface e abóbora e omelete de espargos e chouriço... português :)

segunda-feira, junho 22, 2009

O dia mais longo



É bem verdade que são horas de trabalho, mas também é verdade que cheguei mais cedo, por isso vim aqui sem sentimento de culpa. É só para assinalar o início do Verão e relembrar que ontem foi o dia mais longo do ano e aqui isso quer dizer mais do que aí, porque temos luz até depois das 23:00 e já temos luz antes da 4:00. As fotos acima são de longe as piores fotos que já publiquei, mas servem para mostrar a luz que havia aqui ontem às 23 e qualquer coisa.
... Até dói só de pensar que os dias vão começar a ficar mais pequenos a partir de hoje.

PS: Na terceira foto dá para me (nos) ver no reflexo do vidro da sala, só vi o reflexo quando descarreguei as fotos hoje.

domingo, junho 14, 2009

Domingo à tarde, está sol lá fora, e eu estou aqui em casa a trabalhar em folhas de excel com muitos números e muitas contas, e ele no lab. E para o fim-de-semana que vem ainda vai ser pior... Mas ontem tivemos visitas e eu fiz mousse de chocolate com nozes e já fui ali afogar a tristeza de estar aqui fechada em casa sozinha numa boa taça de mousse.

sexta-feira, junho 12, 2009

quarta-feira, junho 10, 2009

Cozinha renovada


Durante uns tempos não posso comer tomate nem citrinos, e, por isso, tenho andado desinspirada na cozinha (o tomate era o meu ingrediente de eleição dos últimos tempos), mas esforço-me por criar algo agradável, se não ao gosto, pelo menos à vista (de preferência aos dois!). Ontem ao jantar fiz isto que se vê na foto, ao qual juntei massa fresca (que, diga-se de passagem, não era boa). Ficou interessante. Cada vez mais as minhas receitas enchem-se de verde (laranja, amarelo,...) e eu estou bem contente com isso.

PS: Não pus os ingredientes na tábua de cozinha para a foto, eu faço sempre isto. Não fosse eu grande fã do Food Network quando estava nos USA.

terça-feira, junho 02, 2009

Primavera na Escócia

Este fim-de-semana esteve um Sol radiante e temperaturas que permitiram o que se vê na foto (foi a primeira vez na vida que me deitei na relva (!), relva esta que faz parte de um enorme campo onde estão seguramente 6 campos de futebol públicos).

Amarelo


Junto ao Loch of Skene, onde fomos pic-nicar.


Verde

Foto tirada no Domingo passado, num trail que fizemos por um bosque muito simpático.