sábado, abril 29, 2006

Chocolate :)

Depois de andar a evitá-lo durante dias, por indicação da médica (devia evitar ingerir substâncias com potencial alergéneo, para evitar nova reacção alérgica). Diz-se que o fruto proibido é o mais apetecido, pelo que nestes dias queria mesmo um chocolate. Hoje comi um min-mini-chocolate. Soube-me bem. Soube-me a pouco, mas não cedi e não comi mais. Não se trata de gulodice (talvez um pouco!), trata-se de química. Se comesse outro doce qualquer o desejo de comer chocolate mantinha-se. Porque… o chocolate tem na sua constituição o aminoácido fenilalanina, que por sua vez é precursor da serotonina, que o nosso corpo produz quando estamos felizes. A sensação de conforto que comer chocolate produz no nosso corpo deve-se a essa falsa sensação de felicidade, explicada pela química. As minhas últimas semanas não tem sido fáceis, devido à reacção alérgica, devido às imensas saudades, pelo que os níveis de serotonina no meu corpo deviam/devem andar baixitos, comer o chocolate (pequenino que fosse) produziu em mim uma sensação de conforto (felicidade) patrocinado pela fenilalanina. Obrigada.

Nenhum comentário: