quarta-feira, novembro 23, 2005

San Francisco – full report



18 Novembro

Gate 9
O meu voo era às 6:15am, levantei-me às 4:30. Tinha um longo dia pela frente, mas desta vez não seria passado no laboratório. Chegámos ao aeroporto, fizemos o check in, confirmámos a porta de embarque, era a 9, e dirigimo-nos para lá. Quando chegámos não estava ninguém no balcão, nem o nosso voo estava indicado no painel e não havia ninguém à espera. Achámos estranho, voltámos para trás, confirmámos a porta. Era a 9. Numa outra porta vimos o número do nosso voo, a mesma hora, pessoas à espera e pensámos: “O número no painel está errado, é aqui!”. Sentámo-nos à espera do nosso voo. Faltavam 20 minutos quando ouvimos os nossos nomes a serem chamados pelo microfone; pediam-nos que nos dirigíssemos com emergência, à porta 9, a tal, a do painel. A caminho da porta certa, fomos literalmente interceptadas por um homem, sem qualquer farda, apenas com um cartão que o identificava como sendo “alguém” (podia ser o cartão de sócio de um clube qualquer!), que nos perguntou se estávamos a tentar perder o nosso voo e nos disse para lhe darmos os nossos cartões de embarque; que nós demos (!?). Disse-nos que já vinha e dirigiu-se para o lado oposto ao da porta 9. A situação era surreal. Rimo-nos! Tínhamos acabado de dar os nosso cartões de embarque a… alguém. Lá voltou e acompanhou-nos até à porta 9. Entrámos no avião, e uma hora depois estávamos a aterrar em Oakland. Perdemos algumas horas à espera da mãe da Amy, cujo voo foi cancelado (ela vinha de San Diego). Lá chegou e lá fomos, finalmente, rumo a San Francisco.

Cable cars
O nosso hotel, Sir Francis Drake, ficava na baixa de San Francisco, na Powell Street, uma das principais ruas de San Francisco, por onde circulam os famosos cable cars. Um hotel antigo que a mãe da Amy reservou para nós, nunca eu. O nosso quarto, com duas casas de banho completas(!), ficava no quinto andar. Recomendaram-me que ficasse num andar baixo, por causa dos sismos, mas não fiquei. Também não houve sismo nenhum! Estava um tempo fantástico, sol, uma temperatura muito agradável e não havia nevoeiro! A cidade de San Francisco é conhecida por estar constantemente encoberta por nevoeiro, principalmente no Verão(!), estava absolutamente descoberta, luminosa mesmo. Não lamento ter perdido esse ex-libris que é o fog de San Francisco!
Após o check in no hotel, fomos almoçar a um tailandês, pouco passava das 11:00! Comprámos os nossos passes para o cable car e apanhámo-lo até às docas. A viagem teve altos e baixos, literalmente. Para quem não se lembra dos filmes, aqui fica um apontamento “cinematográfico”: aquelas cenas em que se vê um carro a descer uma rua com várias lombas, que em filmes de acção, normalmente, envolve uns quantos saltos, são filmadas aqui. A viagem de aproximadamente 30 minutos até às docas permitiu ver muito da cidade e do que a rodeia. Foi um bom começo. Adorei a arquitectura as casas, que é muito típica daqui. Adorei as pessoas, a forma como se vestem e andam apressadamente nas ruas. Adorei a luz, que me fez lembrar a de Lisboa. Acreditem ou não, dava para perceber que o Oceano estava ali perto, não o Atlântico, o Pacífico, mas o Oceano. Curiosamente, quando sai da estação do comboio, e subi à superfície, se me perguntassem para que lado ficava o Oceano diria que ficava na direcção mais ou menos oposta à real, acho que a minha bússola interna está um pouco descontrolada, ou então era no Atlântico que estava a pensar!

Fisherman’s wharf
Finalmente, o Pacífico. Foi muito bom voltar a ver o mar outra vez. Na zona do Fisherman’s wharf não há praia, apenas docas, e a água é suja, porque é uma baía. A maré sobe e desce, mas a entrada de água vinda do oceano é provavelmente negligenciável e a circulação de barcos é muito elevada, o que resulta numa baía poluída. Anyway, água, muita água! É uma zona absolutamente turística, com muitas lojas, restaurantes e artistas de rua. Tinham-me avisado da existência de uns rapazes que se escondem atrás de uns arbustos falsos e assustam as pessoas. Estava avisada, mas eles são bons e não os vi. Assustei-me! Foi giro, faz parte da tradição! A emoção que se seguiu foi ver, pela primeira vez, confesso, leões-marinhos selvagens. Muitos, deitados ao sol. Da ultima vez que fui ao Jardim Zoológico de Lisboa um deu-me um beijinho (que é como quem diz, molhou-me a cara!), o que foi uma emoção, mas vê-los ali mesmo ao pé, mas no estado selvagem, sem saberem qual o gesto que quer dizer “encosta o teu focinho à cara dessa pessoa!”, foi muito melhor!
Comprámos os bilhetes para Alcatraz e fomos apanhar o ferry para “the rock”, como lhe chamam. Foi nos anos 30 que Alcatraz se tornou numa prisão de alta segurança, que teve a “honra” de acomodar personagens importantes como "Machine Gun" Kelly e Al Capone. Foi fechada em 1963 e é agora parte da Golden Gate National Recreation Area. Embora parte dos edifícios tenham sido destruídos por Índios Americanos que no final da década de 60 a ocuparam, o edifício principal e o farol permanecem mais ou menos intactos. A visita é feita com headphones. À medida que nos contam a história da prisão e nos apresentam os sítios por onde vamos passando, ouvem-se relatos de prisioneiros que estiveram mesmo lá presos, e em alguns locais simulam os sons que se poderiam ouvir na altura em que estava em funcionamento o que torna a visita algo impressionante. Numa tentativa de tomar a prisão, por alguns prisioneiros, ouve tiros e bombas que explodiram; podem-se ver as marcas dos tiros e das bombas no chão e paredes. Por vezes consegui abstrair-me da ideia de que aquilo foi mesmo real, que pessoas morreram ali, mas quando olho para as datas e vejo que tudo aquilo se passou não muitos anos antes de eu nascer, um súbito sentimento de realidade aflora, e Alcatraz, deixa de ser um cenário de um filme, para ser um local de realidades duras, marcadas pelo sofrimento dos que por lá passaram e dos que foram a causa da ida de outros para lá, das vítimas. A visita acaba, entrego os headphones e apanho o ferry de volta para Fisherman’s wharf. Do ferry vê-se a skyline da cidade e… a Golden Gate Bridge. Estivesse o Cristo Rei lá e diria que estava em Lisboa. É maior que a nossa e a área envolvente é mais bonita. A nível técnico teve os seus méritos, mas é só mais uma ponte! O que é que eu estou para aqui a escrever? Eu que tirei não sei quantas fotos, eu e as centenas de pessoas no ferry, quando passámos ao lado Dela. É bonita, tal como a nossa é, e o contraste do vermelho com o céu e mar azuis, e as margens verdes, tornam-na num monumento a ser fotografado, então se lhe juntarmos o pôr-do-sol por detrás, tornam-na irresistível para qualquer um com uma câmara fotográfica na mão.

Pier39
Embora tenha ouvido dizer que é a segunda atracção americana mais visitada na Califórnia, Pier 39 não é mais do que um centro comercial construído numa doca. É lá que fica o Hard Rock Cafe e outras tantas lojas, cafés, restaurantes, que atraem milhares e milhares de pessoas.
Jantei num restaurante no Fisherman’s Wharf, seafood, como convém em San Francisco e apanhámos o cable car de volta ao hotel. Às 8:00pm estava na cama, pouco depois estava a dormir!

19 de Novembro

Muir woods
Acordei às 7:00am, tinha de estar no Fisherman’s wharf às 9:00 para apanhar o autocarro que me ia levar a ver, pela primeira vez, redwoods (Sequoia sempervirens). A viagem envolveu uma paragem na Golden Gate Bridge e atravessá-la. Muir Woods fica do outro lado da baía de San Francisco, na Marin County (uma das mais caras dos USA). Gostei imenso do trail que seguimos pela floresta de redwoods. São árvores verdadeiramente imponentes, não tanto pela altura, que é impressionante, mas pela longevidade, pela resistência. Estavam cá antes de nascermos e estarão cá quando morrermos. Outros nascerão, morrerão e elas vão lá estar, resistindo a intempéries, sismos, fogos, sempre lá, de pé, a crescerem em direcção ao sol.

Sausalito
De Muir Woods fui para Sausalito, uma antiga comunidade de artistas. Agora também os há, mas são poucos. Os que lá estão são os que até podem ter talento, mas têm, acima de tudo, dinheiro para lá viver. Há alguns anos, vários artistas instalaram-se na vila e alguns deles construíram casas na baía (houseboats) com despojos que foram deixados após a segunda guerra mundial (acho que é esta história, espero não estar a inventar!). Até há algum tempo atrás as pessoas que viviam nessas casas, porque viviam em cima de água, não pagavam impostos, agora pagam, e pagam bastante! Há casas lindas nessa zona, casas de sonho, mas quase todas as minhas fotos foram tiradas de costas voltadas para as casas, de objectiva virada para aquilo que mais me apela, os veleiros. Há-os às centenas, na marina de Sausalito. Pena nenhum ter o meu nome no registo!
Almocei num restaurante sobre a água, no “The Spinnaker”, com vista para San Francisco. Altamente recomendado! Em Sausalito faz-se compras e visita-se galerias de arte. Foi isso que fizemos. Fui à galeria Art that makes you laugh do Jeff Leedy, artista que não conhecia e do qual fiquei fã. Comprei um quadro, não fosse eu ter esta coisa com quadros! Comprei o “troubled bridge over water”, porque às vezes me sinto mesmo assim.

Ghirardelli
É um centro comercial, mas, originalmente, uma marca de chocolates. Os chocolates de San Francisco. São bons, mas há melhores. De volta a Fisherman’s wharf, fomos até ao centro comercial e comprámos os chocolates. Faz parte da tradição. “If you’re going to San Francisco… don’t forget to by Ghirardelli’s chocolates”.

Chinatown
Quando se entra em Chinatown pela Grant Avenue and Bush passa-se pelas Pagoda Gates, e não há dúvida que marca a entrada num outro mundo. As cores, os cheiros, os sons, as pessoas, a língua que se ouve nas ruas, são diferentes. Fomos lá para jantar num restaurante que a mãe da Amy conhecia. No “r & g”, que dizem ser um dos melhores restaurantes chineses de San Francisco, do qual o Jackie Chan é cliente! Tivemos de esperar um bocado até termos mesa, mas valeu a pena, é mesmo bom. A frase que saiu no meu bolinho da sorte foi: “you will enjoy good health, you will be surrounded by luxury”. Se o meu luxo for estar rodeada dos que amo, não preciso de mais nada, assim se cumpra o meu destino. Depois de jantar entrámos em tudo o que é loja chinesa. Mesmo sabendo que todas as lojas têm exactamente os mesmos produtos, entrámos em todas, comparámos preços e acabámos a comprar nas mais caras! Voltei ao hotel com uma série de coisas giras, que incluem um chapéu chinês. À custa dele ainda vou acabar por ter uma sala, um escritório, ou mesmo um quarto decorado com motivos orientais! A mãe da Amy queria beber qualquer coisa, queria ir ao “starlight room” que ficava no último andar do nosso hotel (21º). Eu não estava numa de beber nada, mas queria ver as luzes por isso também fui, ou melhor não fui, não fomos. Mesmo às pessoas hospedadas no hotel, estavam a cobrar 15 Dólares à entrada, apercebemo-nos disso e não entrámos. Elas foram até a um bar beber qualquer coisa, eu fui tomar um duche e dormir. No dia seguinte ia, finalmente, passar o dia sozinha!

20 de Novembro

All by my own
A Amy e a mãe saíram para tomar o pequeno-almoço e a seguir saí eu. Elas foram ao Starbucks, eu fui à Borders, mesmo em frente ao nosso hotel. Para quem não sabe, é uma loja do género da FNAC. Tomei um cappuccino e comi um chocolate chip cake (muito saudável!). Apeteceu-me! Circulei por entre os livros, fiz umas compras e sai. Entrei na loja ao lado! A Disney Store! Sou fã, como tal não podia deixar de lá ir. Quando fui a New York, onde existe uma megastore da Disney, quando lá cheguei estavam a fechar a portas, uma decepção! Quase tão grande como a Disney Store de San Francisco, que quase não tinha nada do Mickey, a criação do Walt Disney que o tornou tão famoso! Fiquei chateada, ainda assim comprei duas coisas. Como estava mesmo em frente ao hotel fui lá deixar o que comprei e voltei à Union Square, onde fica a Macy’s! Como também sou fã de decoração, fui à secção de decoração que é absolutamente divinal. Estava a ficar com calor, na minha camisola de Inverno, mas também não estava assim com tanto calor que me apetecesse andar só de T-shirt, pelo que fui à procura de algo de algodão, não muito à Inverno, não muito à Verão. Encontrei um casaco que não é nada o meu estilo, se pensarmos que é preto, mas é o princípio de um novo estilo. Agora visto preto. Não o vesti logo na loja, mas iria vesti-lo dali a uns minutos. Antes disso passei pela secção de malas (já superei a minha fase de devorar malas, mas ainda me custa resistir a pelo menos observá-las). Não havia nada de interessante o que é sempre um descanso para a carteira! Ao lado ficava a secção de joalharia. Como ando há meses à procura de um anel, fui até lá espreitar. Encontrei-o. Não fazia ideia de como era o anel que queria, mas era mesmo aquele. Sai da loja e fui até ao hotel trocar de roupa. O meu plano para a manhã, que já tinha terminado (já passava das 12:00) era ir a Japantown, e foi para lá que me dirigi quando saí do hotel. Ainda no quarto vi no mapa qual a direcção a seguir e guardei-o. O que mais gosto de fazer numa cidade, ou em qualquer lado onde vou, é de me misturar com os residentes, be one of them (acho que consegui, várias pessoas perguntaram-me direcções!), para isso, o mapa não pode sair da mala!

Japantown
Fica a uns quantos blocos de distância do hotel, mas fui a pé, que é a única forma que conheço de se conhecer uma cidade. Ainda na baixa da cidade deu para sentir quão cosmopolita, rica em cultura/culturas, e open-minded a cidade é (San Francisco é conhecida pelo número de homossexuais que aloja e isso vê-se na rua!). Como sempre me acontece, pelo menos uma vez, quando me meto a explorar cidades sozinha, ando por onde não devia. A caminho de Japantown o ambiente começou a ficar cada vez pior e pensei duas vezes se não estava na altura de fazer algumas alterações ao meu percurso. Como sempre, não faço. Acho sempre que se considerei que pode acontecer algo de mau, então, não acontece (até um dia!). Quando estava quase a desistir, quando tirei o mapa(!) para ver quantos blocos ainda me faltavam, comecei a ver os nomes das ruas traduzidos para japonês e alguma coisa me disse que tinha chegado! Não é tão interessante como Chinatown, mas ainda assim interessante. Essencialmente lojas de arte japonesa, que não me agrada tanto como a chinesa, não sei bem porquê, e muitos restaurantes. Estive tentada a comer lá, mas, ainda que o menu fosse atraente (os pratos estão expostos em montras), resolvi não “arriscar”.

Crookdest Street
Sai de Japantown, comi num sítio normalíssimo, e fui até às docas, não sem antes passar num dos sítios mais emblemáticos de San Francisco, a Crookdest Street. É cenário de filmes, e embora não me consiga lembrar de nenhum filme, acho que só pode ser cenário de uma cena romântica ou de uma despedida. É difícil explicar, mas a rua, que não passa de uma rua às curvas, com poucos metros de comprimento, com um declive elevado, com casas de um lado e outro, e muitos canteiros com flores, é um sítio mesmo especial. Ao descê-la (antes disso subi a rua “mais a subir” que alguma vez subi) foi como se a cidade não estivesse mesmo “ali ao lado”, como se não houvesse barulhos. É um sítio especial, mas não sei explicar bem porquê. Vou ser um bocado “romântica-desinteressante-pouco original”, mas aquela é uma rua para se descer, ou subir (demora mais tempo) de mão dada, com paragens pelo caminho!

Lá cheguei às docas. Senti o movimento dos milhares de pessoas, maioritariamente turistas, na zona do Fisherman’s wharf e Pier 39, onde eu própria me passeei outra vez. Jantei. Fui apanhar o cable car para o hotel, e, enquanto esperava por ele, o que deve ter demorado uns 45 minutos (as filas são enormes e temos de esperar que venham vários e levem as pessoas que estão à nossa frente), assisti ao pôr-do-sol por de trás da Golden Gate Bridge. Stunning!
Antes de subir ao meu quarto no quinto andar, fui novamente à Chinatown, antes disso passei por umas quantas lojas que ainda estavam abertas, embora já fosse tarde. Por ainda haver movimento nas ruas, movimento que me pareceu “seguro”, não senti que estivesse a abusar da sorte (após o percurso baixa-Japantown!). Não me livrei, no entanto, de ouvir uns quantos “comentários” (uma rapariga sozinha resulta nisso!), mas nada de deprimente, como normalmente acontece em Portugal. São tão inofensivos que a maior parte das vezes dei por mim a responder aos “Hi”, e a rir-me quando um grupo me disse “Looking good!” (I feel good, I should be looking good!). Embora nos meus planos para este dia estivesse incluída uma ida até à praia, que não se concretizou, nem por isso deixo de ter a-do-ra-do o “meu dia”.

21 de Novembro

Tinha planeado ir ao Exploratorium segunda de manhã. Great choice! Estava fechado! Passeei-me pela zona envolvente do Palace of Fine Arts, onde o Exploratorium está instalado, que nas fotografias parece muito mais interessante do que realmente é. Voltei à baixa de San Fancisco, percorri mais umas ruas, para fazer tempo para o meu voo. Apanhei o comboio para o aeroporto de Oakland e regressei a Reno. Ao laboratório, para onde fui de tarde.

Não sei exactamente quais as razões que me fizeram gostar tanto de San Francisco, mas foram várias. Talvez a principal tenha sido o quão “european-like” a cidade é e estar há uns meses longe de casa, talvez não. Talvez tenha sido por não ver o mar há muito tempo, talvez não. Talvez porque é mesmo uma cidade especial, no matter what.

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo report, lindo!!

atzé fiquei com vontade de ir a San FRancisco!! ( que até agora nao tinha porque só de pensar naquelas ruas muuuuuito inclinaaaaadas já tinha vertigens:O)

beijinhos
vi

ps. qdo regressas a PT? estou em lisboa dia 20!